A importância da proteção de linhas de sinal

TRANSCRIÇÃO PARA DEFICIENTES AUDITIVOS

No podcast de hoje, falaremos sobre a importância de se fazer a proteção das linhas de sinal de uma instalação, eu sou Nikolas Lemos e seja muito bem-vindo.

A proteção contra surtos elétricos é uma das exigências normativas da NBR5410 e NBR5419. Ela pode ser feita por meio de ligações equipotenciais, blindagens ou utilizando dispositivos de proteção contra surtos, os famosos DPSs. Para evitar que o surto elétrico se propague em linhas energizadas, como as de energia e sinal, o uso de DPS se torna vantajoso na maioria das situações. Com o uso destes dispositivos temos a garantia de que os equipamentos eletroeletrônicos não sofrerão danos decorrentes desse fenômeno.

Nas linhas de energia é mais comum que os projetistas e consumidores sejam mais cautelosos com as proteções. Isso pode ser visto com o crescente consumo dos DPSs voltados para essas instalações, por exemplo. Mas de nada adianta proteger somente a entrada de energia de um equipamento, se ele puder queimar pela entrada de sinal. Por isso, é fundamental a proteção destas linhas através da utilização dos DPSs específicos para essas aplicações.

Especificar a proteção para linhas de sinal é bem simples. Basta conhecer o protocolo de comunicação, que contém os parâmetros de tensão e corrente da linha e então buscar nos catálogos dos fabricantes os dispositivos compatíveis com a aplicação. A garantia de que os parâmetros estejam em acordo com as necessidades é dada pelo próprio fabricante, como é o caso da empresa alemã DEHN, líder mundial em proteção há mais de 110 anos!

Em linhas cuja criticidade da operação é máxima ou seja, o equipamento jamais pode ter sua funcionalidade afetada, é extremamente importante que o DPS selecionado possua a mais alta tecnologia possível. Por exemplo, imagine a análise custo/benefício da proteção dos equipamentos de uma indústria, onde a produção gera uma receita média de R$2.500,00 por hora. Se a produção for paralisada em virtude da queima de um sensor e a substituição do mesmo demorar algo em torno de 4 horas, o prejuízo será de no mínimo R$ 10.000,00, isso sem contar o custo do sensor. Esse prejuízo é bem maior do que o custo da proteção. No exemplo, foi citado apenas um sensor, mas nas grandes indústrias, existem centenas deles. Imagine vários queimando ao mesmo tempo!

Imagine agora a mesma análise para a proteção de uma sirene de alerta de uma barragem. Essa sirene está conectada diretamente a um sensor de monitoramento, que está instalado na barragem. Caso a sirene queime devido a um surto elétrico, quando o sensor enviar um sinal solicitando seu acionamento, ela não vai funcionar, colocando em risco a vida das pessoas naquela região.

Diferentemente dos DPS de energia, que são instalados em paralelo, as proteções das linhas de sinal são feitas em série com os circuitos. Será necessário analisar se esse dispositivo de proteção poderá ou não interromper o sinal ao fim de sua vida útil. No caso da sirene e em outras situações críticas, é preciso especificar um protetor que além de não causar perda de sinal,  também possa ter sua vida útil monitorada.

Assim, para proteção das linhas de sinal recomendamos a utilização do protetor Blitzductor, da DEHN. Ele é um protetor modular que possui duas configurações para a sua base de fixação: A primeira opção de base faz a desconexão do circuito ao final da vida útil do DPS, paralisando o envio do sinal, mas também evitando que o equipamento possa ser danificado devido a um surto. Para proteção de equipamentos muito caros, em que a operação possa ser, eventualmente, interrompida, esse modelo é mais recomendado. A segunda opção de base mantém a linha funcionando mesmo quando o varistor já chegou no seu limite e ainda não foi substituído. As linhas de sinal de alta relevância devem adotar esse estilo de proteção, mas neste caso precisam também de verificação periódica. Devido a sua alta tecnologia, o Blitzductor possui um sistema interno de verificação de vida útil, conhecido por LifeCheck. Assim, é possível fazer o monitoramento de sua degradação e antecipar a manutenção, evitando que as linhas parem ou fiquem sem proteção. No catálogo da DEHN, já disponível no site da Termotécnica Para Raios, você encontra as especificações completas do Blitzductor e também as mais variadas opções de protetores de surtos elétricos de alta tecnologia, para todos os tipos de linhas de energia e sinal. Inclusive protetores para áreas classificadas ou seja, com risco de explosão.

Na Termotécnica Para-raios você também encontra serviços como projetos, consultorias, acompanhamentos de obras e cursos on-line de SPDA e MPS (Medidas de proteção contra surtos). Continue ligado em nosso canal TELCast para ouvir outras dicas como essa!